POSTS RECENTES
- CAPÃO DA CANOA FC ELIMINOU O MINUANO E VAI EM BUSCA DO TRICAMPEONATO – CAMPEONATO SERRAMAR 2024 – TAÇA BANRISUL
- Mar Azul e Capão da Canoa FC empatam na Abertura da 37ª Taça Serramar de Futebol!
- União é Campeão do Municipal de Capão da Canoa 2024!
- JR Campeão do Quadrangular de Outono 2024 – Equipe venceu o Palestra nas penalidades.
- Taça Paulo Neto de Futsal 2024 inicia dia 06 mai – Transmissão ao vivo do Litoral Ativo
- E o EC Mar Azul é Bicampeão da 36ª Taça Serramar de Futebol
- SERRARIA VENCE O MAR AZUL E LARGA NA FRENTE NAS FINAIS DA TAÇA SERRAMAR DE FUTEBOL 2023
- Serraria e Mar Azul decidirão a 36ª Taça Serramar de Futebol 2023
- Taça Serramar de Futebol 2023 – Mar Azul e Serraria largam na frente nas semifinais.
- EC Serraria eliminou o GAO nas penalidades e enfrenta o Farroupilha nas semifinais – Taça Serramar 2023
Na vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita, pela partida de abertura da Copa do Mundo, dentre típicos sobrenomes russos, um nome em especial pode ter atraído a atenção dos brasileiros. Mário Fernandes, defensor da seleção russa e brasileiro de nascimento, foi titular do selecionado da casa na partida. Um jogo que reflete a ‘reviravolta’ na carreira do jogador.
O lateral saiu de ‘traidor’ por ter recusado uma convocação para a Seleção Brasileira para se tornar titular de outra seleção em uma Copa. O Torcedores.com faz um pequeno perfil de uma das figuras que podem virar motivo de discussão dos brasileiros durante o certame.
Começo e sucesso no Grêmio
Mário Fernandes nasceu em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo. Depois de um início no futsal, foi trazido para o time de campo do São Caetano, onde pela altura, passou a jogar como zagueiro. Jô, seu irmão, atuou também no futebol, como centroavante.
“Ele atuava na defesa, mas conseguia driblar meio time adversário e marcar gols. Tem uma técnica fora de série para um zagueiro”, afirmou ao jornal El País Dino Camargo, ex-técnico do jogador.
Em 2009, trocou o Azulão pelo Grêmio, que pagou R$ 1 milhão pelo jogador. Foi no Tricolor gaúcho que o zagueiro apareceu para o futebol mundial, deslocado da zaga para a lateral-direita. Com o sucesso com a camisa gremista, veio o CSKA Moscou, que o comprou em 2011 e time pelo qual atua.
Talento e confusões
O talento do jogador é elogiado por muitos que falam do atleta, mas com todo o bom desempenho em campo do lateral, vieram as confusões. Desde o São Caetano, sumiços de treinamentos se tornaram notórios. Na chegada ao Grêmio, chegou a sumir por cinco dias, sendo encontrado em Jundiaí (SP).
“Craques são assim, meio dispersos. Para o Mário, jogar uma pelada ou uma Copa do Mundo é a mesma coisa, ele trata a bola com a mesma facilidade”, disse Dino.
Mário Fernandes, traidor
No entanto, a confusão que tornaria o hoje jogador russo notório aconteceria com a Seleção Brasileira. Convocado para o Superclássico das Américas contra a Argentina, Mário Fernandes simplesmente recusou a chance de jogar com a camisa brasileira. O jogador não quis se apresentar ao time então comandado por Mano Menezes.
O fato de ter ficado na reserva em outra partida do Superclássico contra os argentinos teria sido o motivo que levou o jogador a ter recusado se apresentar à Seleção. À Revista Placar, o pai do jogador, Mário Pérsio Fernandes, afirmou que seu filho não quis ‘vender a alma’ para jogar com a camisa brasileira.
Entretanto, o nome de Mário Fernandes voltaria a ser ligado ao Brasil. Na segunda passagem de Dunga pelo Brasil, o lateral foi chamado e atuou em um amistoso contra o Japão. A presença do nome do defensor foi bombardeada por críticas dos que não esqueceram a ‘traição’ do jogador do CSKA. Dunga alegou que ‘todos precisavam de uma segunda chance’.
Brasil não, Rússia sim
Mas aquela seria a única partida do jogador pelo Brasil. O destino do jogador, no entanto, passaria a ser o time do país que sedia a Copa. O lateral conseguiu a nacionalidade russa (com ajuda do presidente Vladimir Putin, que torce para o CSKA) e, desde então, defende o selecionado da ex-União Soviética.
Até a titularidade na Copa, o ex-zagueiro tem enfrentado broncas do técnico Stanislav Cherchesov, principalmente por falar pouco o idioma. Até mesmo foi comparado com um cachorro, por ‘entender tudo, mas não falar nada’ de russo.
“Fui recebido com muito carinho aqui. Estou feliz e não penso mais na seleção brasileira, que está bem servida de jogadores. Sempre quis ter o passaporte russo. Não me arrependo de nada”, disse o agora lateral titular da Rússia.
LEIA MAIS
Virou passeio! Na abertura da Copa, Rússia goleia Arábia Saudita
“Azar de caírem em um grupo dificílimo”, comenta treinador brasileiro da K-League sobre seleção coreana
(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial da Federação Russa de Futebol)
De ‘traidor’ a titular da Rússia; Conheça o perfil de Mário Fernandes – Torcedores.com.
De ‘traidor’ a titular da Rússia; Conheça o perfil de Mário Fernandes